Estando na Terra Santa, muitos detalhes presentes no evangelho podem ser demonstrados, como por exemplo a famosa frase: “é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
-------------------------------------
Vendo-o assim, Jesus disse: “Como é difícil aos que têm riquezas entrar no Reino de Deus! Com efeito, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Os ouvintes disseram: “Mas então, quem poderá salvar-se?" Jesus respondeu: “As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus”. Lc 18, 24-27.

-------------------------------------
Conforme os escritos originais escritos em grego esse camelo é o animal camelo. Digo isso, porque existe uma corda de grossa espessura, também chamada de camelo. O que Jesus se refere é ao animal camelo e não a corda.
-------------------------------------
Essa corda grossa, o camelo, vinha utilizada principalmente nos tempos de guerra, onde através desse buraco, chamado de agulha, podia-se fazer o transporte de armas e comida. Essas agulhas são muito presentes ainda hoje nas muralhas da cidade antiga de Jerusalém.

-------------------------------------
Eu acredito na vertente acima, embora haja muitas discussões. A cidade era rodeada de muros, existia alguns portões principais, que eram grandes e por onde passavam até carroças inteiras, porém existia pequenas fendas, parecidas com "janelas ou pequenos portais" em volta da cidade, ficavam ou no alto do muro ou embaixo e esses portais eram chamados de "agulha". Quando tratava-se das agulhas da parte de baixo do muro, eles a usavam como atalhos para passar com pequenas mercadorias considerando que era bem apertado.
-------------------------------------
Jesus era sempre muito inteligente e objetivo, e nada que saía de sua boca era sem sentido.
-------------------------------------

As fotos aqui presentes são exemplos dessas agulhas feitas nessas muralhas.
-------------------------------------
Então é isso... a agulha é na verdade uns pequenos portais da cidade por onde um camelo não consegue passar sem ter que ajoelhar. Camelo não consegue caminhar de joelhos!
-------------------------------------Achou que era assim??
.................
.......
...
.
...
.......
.................

-------------------------------------
Obs.: Ainda que fosse... o camelo NÃO consegueria passar nem por uma agulha (portal) nem por uma agulha (de costura), no sentido de que não devemos ter nosso coração no dinheiro, não que seja proibido ser rico mas devemos cuidar para não por o dinheiro acima do nosso Deus. Você está no Curiosidades da Bíblia.
-------------------------------------
Deus os abençoe!
Diony Macfly®
19 de junho de 2012 às 10:38
fantastica esta informaçao. que Deus continue te usando para nos esclarecer. Pr. Reginaldo Rocha.
28 de junho de 2012 às 10:05
28 de junho de 2012 às 10:07
nossa amei as explicações tenho crescido na graça e estou amando crescer no conhecimento.Parabéns pastor
24 de julho de 2012 às 00:27
Caramba amei o post,esclareceu mta coisa haha
Mto bom pastor,amo seu blog,tem me acrescentado mto ^^
Parabéns!
29 de novembro de 2012 às 19:47
Meu caro!
Lamento, mas as imagens que apresenta do suposto "buraco da agulha" não são sequer chamadas de "burado da agulha", nem poderiam existir no tempo de Cristo na Terra. O que apresenta chamam-se "troneiras" e destinavam-se inicialmente à colocação de armas de fogo, vulgo os "trons". Mais seviram para os atiradores com mosquetes e espingardas.
9 de dezembro de 2012 às 05:50
Prezado colega "touaki" do Blog "Reino da Macacada" obrigado por prestigiar nosso Blog Curiosidades da Bíblia.
Att,
DionyMacfly
27 de março de 2014 às 13:41
Nada disso, houve apenas um erro de tradução de kámilos(corda) para camelo, nada mais...
3 de maio de 2014 às 10:39
Ana Paula Canuto
É impressionante que quase sempre fazemos a interpretação literal do que está escrito.. ontem conversando com uma moça, ela me esclareceu sobre essa passagem bíblica, então, decidi por procurar na internet.
Por estar a 1a. vez em seu blog, achei perfeito o esclarecimento e a ilustração. Parabéns!
7 de outubro de 2014 às 23:20
Esse "camelo" que se refere nesta pelavra... Não é o animal camelo e sim a corda que usam para amarrar navios e embarcações chamada "camelo"...
8 de maio de 2015 às 00:20
Os termos são literais, um ruminante de duas corcovas e um instrumento de alinhavo, um impossível de adentrar pelo orifício do outro, o Senhor Jesus trata no contexto da impossibilidade de salvação por mérito ou justiça humana, no caso especifico de um individuo abastado cujo coração esta no seus recursos materiais, ao próprio lhe é tão “difícil” salvar-se como é igualmente impossível um camelo transpor um buraco de uma agulha literalmente falando.
Postar um comentário